Acerca de

Sociedade Portuguesa de Psicanálise

A Sociedade Portuguesa de Psicanálise é uma sociedade científica com estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social , sob a forma de associação de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que tem por fim investigar, desenvolver e divulgar a ciência psicanalítica bem como a sua integração e relações com outros ramos do conhecimento. Para atingir a sua finalidade, promove a formação e a qualificação de profissionais para o exercício da actividade psicanalítica, definindo uma carreira dentro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, reconhecida pela International Psychoanalytical Association.

A Sociedade está filiada na International Psychoanalytical Association e na European Federation of Psychoanalysis.

 

Desde os anos 60, como grupo de estudos, aos anos 70 como sociedade provisória até ao seu pleno reconhecimento como Sociedade membro da Associação Internacional de Psicanálise, a Sociedade Portuguesa de Psicanálise é a organização psicanalítica mais antiga do país. Os seus cerca de 250 membros, distribuídos por várias regiões do país, ocupam, para além da clínica privada, posições de destaque, tanto em instituições de saúde mental, como a nível académico. Somos uma comunidade de profissionais, com reconhecimento nacional e internacional, dedicados a ajudar as pessoas a melhorar as suas vidas através de um método terapêutico intensivo, a psicanálise. Os psicanalistas trabalham com as mais variadas problemáticas, ajudando as pessoas a efetivar mudanças significativas nas suas vidas, no sentido de uma maior autenticidade, satisfação e criatividade, ultrapassando os desafios e o mal-estar no quotidiano.

 

Através dos Institutos de Psicanálise, com os respectivos órgãos de formação, pretendemos desenvolver uma actividade formativa séria e rigorosa. O exercício da psicanálise assenta num respeito profundo pelo indivíduo, salvaguardado pelo Código de Ética da Sociedade.

 

Com as clínicas, a Sociedade oferece um conjunto de serviços clínicos, assegurados por profissionais qualificados, onde pode usufruir de um tratamento de eleição a um custo reduzido.

 

A Sociedade Portuguesa de Psicanálise edita, desde 1985, semestralmente, a Revista Portuguesa de Psicanálise. Adicionalmente realiza, de forma regular, colóquios, simpósios, jornadas e outros encontros, destinados a divulgar a psicanálise enquanto actividade cientí­fica e cultural de relevância.

 

Convidamo-lo a participar nos nossos eventos, cursos e conferências, que organizamos ao longo do ano, para que possa conhecer o nosso trabalho.

Listagem dos Sócios da Sociedade Portuguesa de Psicanálise
ASSEMBLEIA GERAL

Presidente – João Lúcio França de Sousa
1.ª Secretária – Carla Cruz
2.ª Secretária – Ana Marques Lito

DIRECÇÃO

Presidente – Luísa Branco Vicente
Vice-Presidente – José de Abreu Afonso
Secretária – Maria Antónia Carreiras
Tesoureira – Conceição Melo Almeida

1.º Vogal – Isabel Quinta da Costa
Presidente da Comissão de Ensino – Rui Aragão Oliveira
Presidente do Instituto de Psicanálise de Lisboa – Maria do Carmo Sousa Lima
Presidente do Instituto de Formação e Terapêutica Psicanalítica do Porto – Orlando von Doellinger

CONSELHO FISCAL

Presidente – Rui Coelho
1.º Vogal – Ana Catarina Duarte Silva
2.º Vogal – Miguel Pinto Barros

Consulte aqui os ESTATUTOS da SPP e as alterações aprovadas nas respetivas Assembleias Gerais - 1971 | 1978 | 2009 | 2011 | 2015 | 2019

Contacto

Av. Álvaro Pais 15, 1600-007, Lisboa

E-mail: info@psicanalise-spp.com

Telefone: (+351) 217 972 108 / Fax: (+351) 217 936 224

Horário da Secretaria: 9h-18h30