Protocolos
A Sociedade Portuguesa de Psicanálise estabelece protocolos com organizações e projectos com o objectivo de promover colaborações entre entidades que podem beneficiar a comunidade em geral.
A Casa da Praia foi o último serviço do Centro de Saúde Mental e Infantil de Lisboa, criado pelo Doutor João dos Santos, um dos fundadores da SPP, em 1975.
A Casa de Praia tem como objectivos:
-
Proporcionar às famílias, respostas promotoras do fortalecimento da sua dinâmica de funcionamento e do seu potencial de bem-estar físico, psicológico e social;
-
Intervir nas crianças que se encontram em situação de risco, com problemáticas do foro emocional e comportamental, suscetíveis de evoluir para quadros de evidente exclusão (social, familiar, escolar e pessoal), consequente a perturbação ou disfunção psicopatológica;
-
Cooperar e articular com as diferentes entidades e profissionais implicados no trabalho com as famílias e suas crianças, no sentido de facilitar uma maior qualidade e celeridade de resposta, mantendo uma visão holística do sistema familiar.
O Observatório do Trauma/CES resultou da evolução do Centro de Trauma, uma unidade do CES fundada a 25 de Junho de 2009. Em Setembro de 2020 o Conselho Científico do CES considerou que o trabalho que esta unidade vinha desenvolvendo se integrava, de forma cabal, nos critérios inerentes a um Observatório CES e atribuiu-lhe o estatuto e a designação de Observatório do Trauma do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.
O Observatório do Trauma é atualmente coordenado pela psiquiatra Luísa Sales. Pretende promover e difundir o conhecimento sobre a prevenção e a intervenção no Trauma Psicológico em situações de crise, desastre ou catástrofe, bem como colaborar com instituições envolvidas nestes cenários, propondo-se como fórum de debate e de partilha dos diferentes saberes no âmbito do Trauma psicológico.
O Observatório do Trauma é membro da Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumático (European Society For Traumatic Stress Studies - ESTSS) e integra o seu Board of Directors.
O Blog Cinema & Psicanálise, criado por Ana Belchior Melícias e Elsa Couchinho, é movido pela paixão pela Psicanálise, espaço infinito e criativo de indagação e descoberta das motivações inconscientes. Em cada gesto. Em cada produção humana.
Na tela cinematográfica, mergulhamos num plano tantas vezes próximo do onírico e emergimos sustentados pelo insight que o pensar psicanalítico permite. Entre atmosferas, ritmos, paisagens, personagens e histórias, deixamo-nos tocar para que passem a fazer parte de nós, do nosso imaginário, enriquecendo narrativas, permitindo novas rêveries.
Este Blog é um espaço intermediário, nem de cinema, nem de psicanálise, mas do diálogo e da articulação plástica entre cinema e psicanálise, pois "no cinema, a audiência é simultaneamente sonhador e intérprete, analisando e analista (Cowie, 1997).”
É ainda um espaço de acolhimento, partilha e interlocução dos psicanalistas da comunidade de língua portuguesa, cujas pontes desejamos ampliar.