“A sobrevivência dos pirilampos" e a inactualidade da prática psicanalítica
de Yolanda Gampel
20 de Abril de 2023 (21h-22h30), exclusivamente por Zoom.
Yolanda Gampel é professora na Faculdade de Ciências Sociais, no Departamento de Psicologia e Programa de Psicoterapia Avançada e na Faculdade de Medicina Sackler, na Universidade de Telavive; Professora Associada convidada na Universidade de Sorbonne, Paris (1985-1987) e na Universidade Lumière II, Lyon (2000-2001); Analista didacta da Sociedade Israelita de Psicanálise, da qual foi Presidente (1989-1991); Vice-presidente da Federação Europeia de Psicanálise (2001–2005); Representante pela Europa no Board da Associação Internacional de Psicanálise (2007–2011); vencedora do Hayman International Prize (2001), pelo seu trabalho sobre o impacto do Holocausto para aqueles que o viveram e para as gerações futuras - Work Pertaining to Traumatized Children and Adults, e do Prémio de Mary S. Sigourney Award (2006), pela contribuição pessoal para a psicanálise.
Os seus artigos estão publicados em diferentes revistas psicanalíticas, em vários idiomas - hebraico, inglês, francês, espanhol e alemão. A sua obra sobre os efeitos da violência social e política sobre a criança, o analista e o processo psicanalítico encontra-se, ainda, em diferentes capítulos, inseridos em diversos livros. Tem também trabalhos publicados sobre a psicanálise da criança e do adolescente. O seu livro “Ces Parents qui vivent à travers moi. Les enfants de guerres” (“Os pais que vivem através de mim, crianças da guerra”), foi publicado originalmente em francês e, posteriormente, traduzido em quatro línguas.
Formalize a sua inscrição através de https://forms.gle/xAi9RZgvP2Lv6Bsc8 até às 17h (hora portuguesa) do dia 20 Abril ser-lhe-á enviado o link de acesso no dia da Conferência.