Vozes.png

Vozes Internas & Vozes Externas
Ciclo de Conferências de Entrada Livre

Próxima Conferência

Vamik D. Volkan
TRANSGENERATIONAL TRANSMISSIONS, CHOSEN TRAUMAS AND ENTITLEMENT IDEOLOGIES IN THE CONTEXT OF WORLD AFFAIRS

25 Março 2022 | 21.30 - 23.00 via Zoom

IhxDz48W.jpeg

Vamik D. Volkan é Professor Emérito de Psiquiatria da Universidade de Virgínia, Analista Emérito de Treino e Supervisão do Centro de Psicanálise de Washington, Baltimore e Estudioso Emérito Sénior Erik Erikson no Instituto Erikson do Austen Riggs Center. É Presidente Emérito da International Dialogue Initiative [www.internationaldialogueinitiative.com] e Ex-Presidente da Sociedade Neuropsiquiátrica Turco-Americana, da Sociedade Internacional de Psicologia Política, da Sociedade Psicanalítica da Virgínia e do Colégio Americano de Psicanalistas.

 

Foi membro da Rede de Negociação Internacional, sob a direção do Ex-Presidente Jimmy Carter; Consultor Temporário da Organização Mundial da Saúde, na Albânia e na Macedônia; bolsista inaugural de Yitzhak Rabin, Centro Rabin para Estudos Israelenses, Tel Aviv, Israel; membro do Grupo de Trabalho sobre Terror e Terrorismo da Associação Psicanalítica Internacional; e um Fulbright/Sigmund Freud-Foundation Visiting Scholar of Psychoanalysis em Viena, Áustria.

Recebeu Nevitt Sanford, Elise Hayman, Bryce Boyer, Hans Strupp, Sigmund Freud (oferecido pela cidade de Viena), Mary Sigourney, Gravida 2021, Best Book Awards e Margaret Mahler Literature Prize. Vamik Volkan é o autor, coautor, editor ou coeditor de 62 livros de Psicanálise e de  Psicopolítica, alguns dos quais traduzidos para chinês, finlandês, alemão, grego, japonês, russo, sérvio, espanhol, português e turco.  Fez parte dos conselhos editoriais de 16 revistas, nacionais e internacionais. Foi indicado cinco vezes  para o Prémio Nobel da Paz, por proposta de apoiantes  de 27 países.

Entre os seus livros estão:

51Uiea3stLL._SX330_BO1,204,203,200_.jpg
51iqhyieAlL._SX330_BO1,204,203,200_.jpg
41owBNuEF2L._SX331_BO1,204,203,200_.jpg
41qkXJrqfhL._SX336_BO1,204,203,200_.jpg

Resumo da Conferência

A apresentação começará com a história de um homem muito rico que, de um helicóptero, metralhava uma manada de veados sempre que uma situação lhe provocava ansiedade. Este comportamento é entendido face à sua experiência infantil vivenciada com um padrasto. Em seguida, a apresentação incidirá na análise dos grandes grupos, constituídos por milhares ou milhões de pessoas, que partilham a mesma identidade e sentimentos étnicos, nacionais, religiosos ou ideológicos. Cada grande grupo tem a sua própria linguagem, canções de embalar, histórias e símbolos culturais. O conceito de Trauma escolhido será apresentado e descrito como um marcador de identidade do grande grupo. Este termo refere-se à imagem mental comum na história de um grande grupo, no qual o grupo sofreu uma perda catastrófica, humilhação e desamparo nas mãos de inimigos ou opositores. Este trauma escolhido é transmitido transgeracionalmente, ao longo de muitas décadas e, até, séculos. Alguns líderes (políticos e/ou sociais) podem ampliar um trauma escolhido, para alimentar uma ideologia, tentando recuperar o que foi perdido, durante o trauma coletivo dos antepassados. Estes exarcebamentos criam problemas na diplomacia mundial, bem como na coexistência pacífica dentro dos próprios países.