Formação Contínua

A Sociedade Portuguesa de Psicanálise oferece diversos cursos ao longo do ano para contribuir a formação contínua de profissionais e do público em geral.

III Formação em Observação da Relação Mãe-Bebé na Família: Método Esther Bick

Coordenação: Ana Belchior Melícias & Henriqueta Martins

​A formação tem a duração de 1 ano e meio, sendo por isso oferecida a cada dois anos, a profissionais tanto da SPP como externos à Sociedade, no âmbito do Outreach Committee da IPA. A primeira formação decorreu de 2018 a 2020 e a segunda de 2020 a 2022.

CartazA4 SPP 2022-24.jpg

O Método de Observação Mãe-Bebé na Família, tal como preconizado por Esther Bick, foi implementado em 1948, em Londres, na Tavistock Clinic e, em 1960, passou a fazer parte da formação dos psicanalistas da British Society, tendo vindo a ser igualmente oferecido em vários Institutos da IPA. 

IV Curso Breve de Saúde Mental na Adolescência

Formação Online

Coordenação: Isabel Quinta da Costa & Ana Mónica Dias

Este curso tem como objectivo a divulgação da Psicanálise e do conhecimento psicanalítico; promoção de uma compreensão integradora do desenvolvimento e da saúde mental na adolescência.

image004.png

Grupo de Reflexão Adolescência & Cinema

​​

Coordenação: Ana Belchior Melícias & Elsa Couchinho

 

Oscilando entre a “Idade de Ouro" da infância perdida, e a "Utopia" futura de um lugar “sem tempo nem espaço” (tentativa de evitar a dor dos necessários lutos), impõe-se ao adolescente, como a Teseu, a travessia do Labirinto. O diálogo do cinema com a adolescência é revelador do impacto que este período do desenvolvimento tem e a forma como o seu entendimento tem evoluído. 

 

O objectivo deste grupo de reflexão é promover a compreensão psicodinâmica do turbulento período da adolescência e das suas problemáticas criando um espaço potencial para acolher, através da experiência estética, diferentes narrativas sobre a adolescência que permitam perspectivas renovadas sobre a mesma.

8zSzP-4A.jpeg

Os participantes são convidados a verem cada filme proposto antes do encontro. Durante o encontro apresenta-se um resumo do filme e reflecte-se em grupo sobre as questões de adolescência ligando-as aos conceitos psicanalíticos evocados.

 

Este grupo está aberto a psicólogos, pedopsiquiatras, psiquiatras, assistentes sociais, educadores, terapeutas de fala, enfermeiros, psicomotricistas e outros profissionais interessados.

Candidaturas encerradas.

Para mais informações envie um email para info@psicanalise-spp.com

Grupo de Reflexão e Supervisão do Adolescente e Jovem Adulto

Coordenação: Ana Catarina Duarte Silva

 

O início da vida adulta coincide muitas vezes com a entrada para o mundo do trabalho, com o fim da vida académica, período extremamente rico e dinâmico, embora com a sua contra-parte de risco. A reativação dos fantasmas pré-edipianos e edipianos leva à presença de estados infantis e adolescentes da mente, fonte de criatividade, mas também de perplexidade e confusão. Neste palco mental figuram questões do narcisismo, da confirmação da auto-imagem e do sentimento de si.

O objectivo deste grupo consiste na escuta psicanalítica destes movimentos internos a partir de um contexto clínico apresentado por cada um dos intervenientes. Promove-se a dinamização do grupo, num clima de espontaneidade e de livre associação. Através da reverie criada por cada um dos elementos do grupo, aproximamo-nos de uma reprodução do mundo interno da situação clínica em questão, abrindo novas perspectivas à sua compreensão.

Este grupo destina-se a técnicos de saúde mental que se interessem pelo teoria e prática psicanalítica.

 

Candidaturas encerradas.

Para mais informações envie um email para info@psicanalise-spp.com.

Grupo de Reflexão Infância & Cinema

Coordenação: Ana Belchior Melícias & Elsa Couchinho

É do sonho e da infância - pilares da teoria psicanalítica - que nascem todas as formas de cultura e o próprio processo de humanização. O cinema apresenta-se como uma narrativa possível sobre a infância, abrindo o acesso a esse lugar que nos habita em permanência.

Wwzg_gC6.jpeg

Joan Miró • Azul II (Tríptico Azul I, II, III) • 1961 • óleo sobre tela • 270 x 355 cm • Museu Nacional de Arte Moderna, Centro George Pompidou • Paris

Este Grupo de Reflexão e diálogo é um espaço potencial para acolher, através da experiência estética, diferentes narrativas e rêveries sobre a infância que permitam perspectivas renovadas sobre a mesma. Pretende-se a divulgação do conhecimento psicanalítico no âmbito do Outreach Committee da IPA, ao estabelecer associações entre os elementos de cada filme e as descobertas psicanalíticas, promovendo-se a compreensão psicodinâmica do desenvolvimento infantil e suas problemáticas.

O Grupo decorreu no ano letivo 2020-21 em 10 encontros ativamente participados onde foram pensados 9 filmes cuja temática foi a infância e onde a própria “tecelagem dos pensamentos” no grupo, permitiu uma expansão não-saturada onde o todo se tornou maior que a soma das partes.