I Jornadas COWAP/COFAP - "Amor Millennium: Identidades e Conjugalidades"
Oradores e Moderadores
Ana Marques Lito
Psicóloga Clínica; Doutorada pela U. de Psicologia de Lisboa;
Professora Universitária em universidades publicas e privadas e colaborou no Centro de Investigação do ISCTE no âmbito da Sociologia da Família.
Psicanalista SPP/IPA, Membro da Comissão de Ética da SPP (2023-2027), Formadora de Seminários da Sociedade Portuguesa de Psicanálise/IPA e representante da SPP no Comité COFAP, Psicanalista do Casal e da Família, membro efetivo da Associação Internacional Psicanalítica do Casal e Família - AIPCF; Co-criou na SPP com colegas o Grupo de Estudos Teórico Clínico- O Psicanalista que escuta a subjetivação do casal e da família.; Psicodramatista da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico, Formadora e Supervisora da SPPPG.
Tem trabalhado desde 2012 com Alberto Eiguer, Evelyne Granjon, Elisabeth Darchis e E. Grispon entre outros, em Grupos Internacionais de Investigação - Sensoriel et Hallucinatoire dans le psychisme du Thérapeute e Psicoanálisis de Pareja e colabora, num outro grupo internacional intitulado: Intervenciones e interpretaciones.
Tem publicado artigos e capítulos científicos em revistas e livros nacionais e internacionais.
Carina Brito da Mana
Psicóloga Clínica. Psicoterapeuta Psicanalítica do Adulto, Casal e Família. Atividade profissional na Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSALG) e em clínica privada. Membro Candidato da Sociedade Portuguesa de Psicanalise (SPP), Representante IPSO no Committee on Family and Couple Psychoanalysis (COFAP) e membro da Association Internationale de Psychanalyse de Famille et Couple (AIPCF). Vogal da Direção da Associação de Apoio à Saúde Mental Infantil e Juvenil (SIGMAmente) e membro do grupo português da Association Européenne de Psychopathologie de l’Enfant et de l’Adolescent (AEPEA). Foi membro fundador da Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família (POIESIS).
Conceição Tavares Almeida
Psicóloga Clínica e da Saúde, membro efetivo da OPP.
Psicanalista, membro titular com funções didáticas da SPP/IPA Psicanalista de crianças e adolescentes.
Presidente da Direção da SPP (2024-27).
Presidente Comissão de Ensino da SPP (2022-23).
Membro representante europeu no Board da IPA (2021-23).
Coordenadora do grupo português da Association Européenne de Psychopathologie de l’Enfant et de l’Adolescent (AEPEA).
Exerceu funções de assessora do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral de Saúde, e coordenou projetos na área dos comportamentos aditivos e nos cuidados de saúde primários.
Foi docente universitária em Psicologia Criminal e do Comportamento Desviante.
Supervisora na Associação Mulheres Contra a Violência. Revisora e autora publicada em edições nacionais e internacionais.
Elizabeth Palacios
Psiquiatra pela Universidade de Buenos Aires, Argentina.
Psicanalista com função didática da Asociación Psicoanalítica de Madrid e da International Psychoanalytical Association.
Psicanalista de crianças e adolescentes acreditada pela IPA.
Presidente do Comité de Família e Casal da IPA, COFAP.
Directora do Centro de Adolescentes Vulneráveis ASPADE, Saragoça, Espanha.
Autora de vários livros e artigos sobre psicanálise de crianças e adolescentes, família e casal.
Última publicação: 2021 A psicanálise na emergência. Pensar a Pandemia Editorial Psimática.
A interpretação em psicanálise de casal e família. Perspectivas transculturais. T. Keogh & E. Palacios. Routledge & Psimática em espanhol (2019)
Psicanálise do casal e da família. Uma perspetiva global. D. Scharff e E. Palacios, Karnak Books (2017)
Membro da Direção do Couple and Family Psychoanalysis Journal, Tavistock Relations.
Eulália Fernandes
Fez o Mestrado em Psicologia clínica no Instituto Universitário-ISPA.
Membro da Associação Psicanalítica Internacional e do Núcleo Português de Psicanálise (NPP-IPA Study Group).
Psicanalista e psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos.
José Pedro Sequeira
Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta Psicanalítico, Psicoterapeuta de Casal e Família. Assistente Técnico Superior de Saúde na Unidade Local de Saúde S. José – Hospital Júlio de Matos. Curso de Psicologia Clínica, ISPA, 1996. Curso de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica, ISPA, 2004. Curso de Formação em Psicanálise, Instituto de Psicanálise de Lisboa/Sociedade Portuguesa de Psicanálise, 2007. Curso de Formação da Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família/POIESIS, 2014. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Ordem dos Psicólogos, 2014. Especialista em Psicoterapia, Ordem dos Psicólogos, 2014. Assistente Universitário no Departamento de Psicologia do Instituto D. Afonso III, entre 1999 e 2003. Assistente Universitário no Departamento de Psicologia da Universidade do Algarve, entre 2003 e 2005. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, desde 2004. Assistente Técnico Superior de Saúde, desde 2009. Membro da Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família – POIESIS, desde 2009. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos (cédula profissional número 8794), desde 2010. Membro da Associação Identidade e Afectos, desde 2015. Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, de 2008 a 2011. Membro da Comissão de Ética da POIESIS, de 2010 a 2014. Membro da Comissão Científica da POIESIS, de 2014 a 2016. Presidente da POIESIS, de 2014 a 2016. Delegado Português na Federação Europeia de Psicoterapia Psicanalítica (EFPP) na secção Casal e Família, de 2014 a 2016. Coordenador do Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco de Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço, de 2016 a 2018. Coordenador da Equipa de Prevenção da Violência no Adulto de Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço, de 2016 a 2018.
Luísa Branco Vicente
Médica com as especialidades de Psiquiatria e de Pedopsiquiatria. Doutorada em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Vice-Presidente da Direção e Membro da Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo, Co-Fundadora. Em mandatos anteriores foi Presidente da Direção, Presidente da Comissão de Ensino e Presidente da Comissão de Ética da SPPPG. Presidente da Comissão de Ética da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Em mandatos anteriores foi Presidente da Direção da SPP (ultimo quadriénio) e Presidente da Direcção do Instituto de Psicanálise. Membro do Conselho Científico do Observatório Nacional de Violência e Género. Membro da International Psychoanalytic Association; European Psychoanalytical Federation; Federation of European Psychodrama Training Organizations; International Association for Group Psychotherapy and Group Processes. Responsável por diversos Cursos de Pós-Graduação e Coordenadora de Conselho do Curso de Mestrado-Vitimização da Criança e do Adolescente, na Faculdade de Medicina de Lisboa. Diferentes Projetos de Investigação sobre Violência e Género, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Inúmeras conferências. Autora de diversos artigos científicos e Co-autora de diversos livros.
Martina Burdet Dombald
Membro Titular com funções didácticas da APM (Asociación Psicoanalítica de Madrid). Foi membro da Direção da Federação Europeia, da Direção da APM e da primeira Task Force da IPA sobre o trabalho online. Atualmente, dirige um grupo de investigação na Federação Europeia sobre o trabalho online. Foi Presidente e Editora da revista inter-regional online psychoanalysis.today durante seis anos. Atualmente, é professora no Instituto da APM e colabora com o Instituto da Sociedade de Istambul. Escreveu numerosos artigos e é autora do livro “Am@r en tiempos de Internet: ¿Me amas o me follow?”, traduzido para inglês e chinês.
Patrícia Alkolombre
Doutora em Psicologia (USAL/APA), Membro Titular da Associação Psicanalítica Argentina, Presidente do Comité de Mulheres e Psicanálise da IPA (COWAP).
Paulo Guerra
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1981-1986). É Juiz de Direito desde 1988, actualmente colocado, como Juiz Desembargador, no Tribunal da Relação de Coimbra. Foi durante seis anos, em comissão de serviço judicial, Director-Adjunto do CEJ. É autor de várias obras jurídicas no âmbito do Direito de Família e das Crianças. Foi docente do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), durante 9 anos, nesta Área, tendo sido durante 3 anos Coordenador da Área. Foi Juiz Secretário do Conselho Superior da Magistratura (de 2004-2007). Foi conferencista em mais de 600 Seminários/Encontros/Congressos. Foi formador em cerca de 80 Acções de Formação, em Portugal, em Espanha, em França, Macau e em Moçambique. É Docente Convidado de várias Universidades deste País. É Associado do Centro de Direito da Família (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e membro do Observatório Permanente da Adopção (do CDF – Coimbra). Trabalha há muito no mundo das Crianças, ramo jurídico que sempre o apaixonou e que tem recebido há largos anos o melhor dos seus cantos judiciários, considerando-se um «trabalhador da infância». Com 20 anos, foi galardoado com o I Prémio Literário da Associação Académica de Coimbra, tendo ganho outros prémios pela sua escrita. Colaborou durante seis anos nas páginas do «Jornal de Leiria», onde fazia crítica cinematográfica (coluna «Condição Cine-qua-non»), tendo ainda feito programas de radio na então Radio Clube de Leiria. Foi fundador de um jornal regional. Conserta os brinquedos dos seus sobrinhos. Sofre de uma doce doença chamada cinefilia. Tem um blogue. Sempre escreveu. E continua a escrever…
Nadja Trojer
Psicóloga Clínica e da Saúde, Psicoterapeuta e Psicanalista, Membro Associado da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, membro da FEP e da IPA. Foi representante IPSO entre 2014 e 2017. Fez parte do grupo de estudo português COWAP e é actualmente COWAP link para a Sociedade Portuguesa de Psicanálise. É assistente editora da Revista Portuguesa de Psicanálise.
Pedro Pires
Médico Psiquiatra da Infância e da Adolescência. Atividade profissional em Serviço Hospitalar até 2022. Atualmente exerce atividade clínica em consultório privado. Membro candidato da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.
Rosa Jaitin
Doutorada em psicologia clínica e psicopatologia. Diploma de investigação (Paris Cité). Psicanalista da Sociedade Psicanalítica de Buenos Aires (APdeBA), da Federação Latino-Americana de Psicanálise (FEPAL); da International Psychoanalytic Association (IPA). Membro fundador da Association Internationale de Psychanalyse de Famille et Couple (AIPCF); membro fundador da Société Française de Psychanalyse de Famille (SFTFP); membro titular da Société Française de Psychothérapie Psychanalytique de Groupe (SFPPG); fundadora e diretora da Association de Psychanalyse des Liens (APSYLIEN, Lyon).
Teresa Flores
Membro Titular do Núcleo Português de Psicanálise (NPP-IPA Study Group), com funções didácticas. Psicanalista de crianças, adolescentes e adultos, reconhecida pela Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Membro do COCAP (IPA Committee for Child and Adolescent Psychoanalysis). Membro da SEPEA (Société Européenne pour la Psychanalyse de l’Enfant et de l’Adolescent). De 2005-2009 foi “Co-Chair” para a Europa do COWAP “IPA - Committee on Women and Psychoanalysis.