Núcleo de Psicanálise de Coimbra
O Núcleo de Psicanálise de Coimbra está filiado na Sociedade Portuguesa de Psicanálise, sendo constituído por membros da mesma, radicados na região centro. Tem como propósito divulgar e promover a prática da psicanálise na zona centro, numa relação com outras áreas do conhecimento. Para além da clínica psicanalítica, desenvolve na comunidade atividades formativas e encontros científicos nacionais e internacionais periódicos.
Membros:
Ana Pais (Aveiro) - Sócio Candidato
António Rafael Rodriquez Agostinho Neves - Sócio Candidato
António Mendonça (Coimbra) - Membro Titular
Conceição Melo Almeida (Coimbra) - Membro Titular com Funções Didáticas
Eugénia Soares (Leiria) - Membro Associado
Isabel Catarina Nunes do Sócio - Membro Candidato
João Keating (Coimbra) - Sócio Candidato
João Santana Lopes (Coimbra) - Sócio Candidato
Rosa Rebelo (Coimbra) - Sócio Candidato
Sónia Ferreira (Aveiro) - Sócio Candidato
Sónia Soares Coelho (Coimbra e Aveiro) - Sócio Candidato
I Encontro de Psicanálise de Coimbra | 2016
EXPRESSÃO ACTUAL DO SOFRIMENTO PSÍQUICO
As transformações culturais, sociais, ideológicas, tecnológicas e económicas das últimas décadas têm implicado transformações nas relações, nos modos de experienciar a realidade e nas formas de viver o sofrimento psíquico. Destas mudanças decorrem necessariamente alterações na compreensão do adoecer psíquico, bem como na conceção das intervenções terapêuticas para o transformar e dos dispositivos técnicos utilizados.
Estes encontros pretendem-se um espaço e um tempo para repensar a relação entre o que muda e o que permanece- nas formas pelas quais se adoece psiquicamente, na sua compreensão e na concepção de abordagens terapêuticas que lhes respondam- reflectir sobre os desafios colocados por estas mudanças na clínica psicanalítica e psicoterapêutica.
II Encontro de Psicanálise de Coimbra | 2018
I Encontro de Investigação em Psicanálise
DA CLÍNICA À INVESTIGAÇÃO
Neste Encontro procurou-se criar um espaço de confluência entre o pensamento clínico e a investigação, abrindo-nos a um tempo em que ambos se interligam, tanto na exploração das formas pelas quais se adoece psiquicamente, como na construção de mudanças terapêuticas. Pretendemos, assim, fazer uma reflexão e uma partilha no âmbito da investigação e da clínica psicanalíticas, focando não apenas o contexto mais tradicional da investigação clínica, mas também aspetos mais específicos e inovadores, no âmbito metodológico, dos procedimentos de análise e validação de dados, da psicopatologia infantil, juvenil e do adulto e da avaliação dos processos de mudança em psicoterapia. Tal espaço de encontro pretendeu criar uma oportunidade para juntar e aproximar clínicos e investigadores que em diferentes instituições e em diversos planos de intervenção têm vindo a procurar desenvolver um trabalho de base psicanalítica.
II Encontro de Psicanálise de Coimbra | 2020
TRANSFORMAÇÕES E CRESCIMENTO MENTAL
"É só um breve momento. Alguns segundos e a onda dissolve-se no mar outra vez".
Karl Hagemeister (1848 - 1933)
Os acontecimentos da vida existem num inexorável fluxo, numa constante evolução e mudança. Assim é com o trabalho psicoterapêutico e psicanalítico.
Todo o processo terapêutico consiste numa sucessão de contínuas transformações, na mente do paciente, na do terapeuta e na configuração do curso da terapia. Das emoções em si, muitas vezes dolorosas, até às narrações desejantes, que cada um adota como verdades subjetivas, mais toleráveis e construtivas.
Este III Encontro pretendeu refletir e debater o que se passa nesta cadeia de fenómenos que acontecem entre os enunciados do paciente e do terapeuta, naquilo que através dela muda, pela elaboração da dor mental, e no que permanece invariante, consolidando o sentimento de identidade.
Sabemos que as mudanças no psiquismo do paciente vêm, inevitavelmente, acompanhadas da turbulência entre a esperança e o luto. Mas este inerente conflito é, no entanto, essencial para que se possa aprender com a experiência e condição imprescindível à expansão mental.